Maria Quitéria de Jesus Medeiros

por - setembro 20, 2018


Maria Quitéria nasceu em 1792 e foi uma militar brasileira e heroína da Guerra da Independência no século XIX. Nascida na Bahia, desde muito cedo (aos dez anos) ficou responsável pelas suas duas irmãs. Maria não obteve nenhuma formação escolar, mas era perita em caça, pesca e manejo de armas. Em 1822 o governo baiana recrutava voluntaŕios para lutar na Guerra, a qual ela foi proibida pelo seu pai de participar, e por isso, utilizou o uniforme de seu cunhado, cortou os cabelos e se apresentou como homem para o combate; seu pai, ao descobrir, a delatou, no entanto, o Major Silva e Castro viu um potencial na jovem e ignorou o fato. Maria obteve grande importâncias nos combates de Itapuã e Pituba, mas foi na Barra do Paraguaçu que ela liderou um pelotão composto apenas por mulheres, o que impede o desembarque das tropas portugueses, e assim, a expulsão deles da Bahia em 1823. Ela se torna um ícone ao ser homenageada, no Rio de Janeiro, com a medalha "Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro", sendo condecorada pelo Imperador Dom Pedro. Abaixo, um conhecido dizer de Maria Quitéria, que relata um pouco da sua experiência enquanto mulher em um ambiente predominantemente masculino:

"Eu gostaria de entrar nua no rio, caso estivesse no sítio do meu pai. Mas agora estou aqui entre homens, somos todos soldados, e o banho no Paraguaçu é forçado. Os portugueses de uma canhoneira bombardearam Cachoeira, então um bando de Periquitos, e entre eles eu e mais cinco ou seis mulheres, entramos no rio, de culote, bota e perneira, dólmen abotoado e baioneta calada."

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria.htmhttps://www.ebiografia.com/maria_quiteria/https://educacao.uol.com.br/biografias/maria-quiteria.htm


Continue Acessando

0 comentários